sábado, 10 de novembro de 2012

Dica saudável: Pão integral caseiro...

Olá pessoal, tudo bem?
Estou com uma dica para dar para vocês, já tem um certo tempo, mais, com a correria, acabava esquecendo. Hoje (pleno sabadão, lembrei :). A dica é ótima: Pão integral caseiro, feito na máquina de pão.
A máquina de pão caseira, que adquirimos aqui em casa em julho, foi uma das melhores aquisições em termos de itens domésticos. No primeiro momento, a ideia era fazer pão sem lactose, já que aqui em casa temos restrição a alimentos com leite e praticamente todos os pães, inclusive os integrais ou têm leite na sua composição, ou foi feita em máquina que opera alimentos com leite, deixando, portanto resquícios.
A gente comprou a máquina de pão da Arno, que faz pães de 700g e 900g. Essa aqui abaixo. Compramos na Dular, aqui em Brasília.
Depois quer você come um pão integral feito por essa máquina, você vai achar que esses pães que compramos no supermercado não tem nada de integral. Ele é mais consistente, você pode colocar coisas mais saudáveis e fazer do modo mais natural possível. E o melhor:  você pode programar a noite, antes de dormir para que quando você acordar, o pão esteja pronto, quentinho...um delícia. Pense, nesse tempo chuvoso, não precisar ir à Padaria e já ter pão quente em casa :) #não tem preço.
Ah, a máquina faz Pão Básico, Pão Branco, Pão Integral, Pão Doce, Massas levedadas, Geléia e Massa de bolo também!!!
Aqui em casa preferimos fazer pão integral, já que não podemos abusar senão a dieta desanda total :). Fazemos o pão de 900g, que dar mais ou menos para 3 dias. E toda vez que comemos, dou uma aquecidinha no microondas.

Fiz esse pão com Farinha Integral Jasmine e para complementar acrescentei Farinha de Linhaça Dourada, Quinua Real em grão e Semente de Girassol Tostada. Para dar um saborzinho mais adocicado, coloco uvas passas pretas e brancas. Fica uma delícia...Parece Panetone, só que mais sáudável. 

Todos esses ingredientes eu comprei no Oba Sudoeste, mais você pode encontrar em qualquer dessas lojas que vende produtos naturais também. 
Em outras receitas, já coloquei também Aveia em Flocos, Farinha de Chia e também Damasco picado para dar um saborzinho gostoso. Ah, coloco em média 1 colher de servir de cada item desses.
Detalhe importante: você leva 10 minutos para jogar os ingredientes na máquina. Só isso. Ela faz todo o resto. Por exemplo, para fazer um pão integral ela leva 3 h e 40 min.

 


Segue algumas "manhas" para fazer pão nesse tipo de máquina:
1 - É necessário ler o manual que vem com a máquina. Claro que nunca lemos o Manual de instrução todo quando compramos algo, mais da máquina de pão é necessário, principalmente para saber todos os detalhes;
2 - A máquina vem acompanhada de um copinho dosador para líquidos e uma "colher" de medida de sopa e de chá. Como é necessário você ter as medidas em gramas para o trigo, você precisa comprar, caso não tenha, um copo que já dar as medidas certinha de farinha de trigo. Eu comprei a minha na Porta do Sol, uma loja de itens domésticos aqui no Sudoeste.
3 - Você precisa seguir a ordem das receitas. Não pode alterar em nada a ordem das coisas, senão a receita desanda. Depois que você acrescenta, na ordem os itens principais como Água, Óleo, Sal, Acúcar, Farinha e Fermento, você pode acrescentar outros complementos, como você quiser, na ordem que quiser. 
Tenho vizinhos que também tem essa máquina da Britânia e adoram. Inclusive um aprendeu a fazer aquele pão delicioso do Outback nessa máquina.
Espero que vocês tenham gostado dessa dica. Acordar com cheirinho de pão é uma delícia e esse pode ser um excelente presente de Natal para sua casa, para casa dos seus pais ou mesmo dos sogros (fazer uma média :).
Fica a dica :)
bjins,
Lê.

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu experimentei esse pao e esta aprovadissimo. Bjs Jamile

disse...

Que bom que gostou amiga. Precisamos combinar de vc vir aqui com o Bernardo, comer mais um pedacinho :)
bjs,