quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Estilo Navy

Look masculino


Inspirada na calça dos oficiais da Marinha, a pantalona foi lançada em 1926 por Coco Chanel. Sua modelagem ampla pede blusas ajustadas ou usadas para dentro. A dupla camisa social e calça, associada ao blazer sequinho, deixa você bem vestida no trabalho. Para sair à noite, invista em sandálias de salto e colete de paetês.







Camiseta listrada

É a peça-ícone desse estilo. As listras vermelhas, horizontais e médias são emblemáticas, mas há modelos de vários tamanhos e tons mais apagados. Se está acima do peso, prefira listras finas e verticais. Esta saia é excelente para quem tem quadris estreitos. Se esse não é o seu caso, prefira uma peça de cor escura, sem bolsos nem botões.


Formas soltas
Marcada pelo conforto, essa tendência privilegia as roupas largas. “O blazer do namorado lembra o casaco do capitão, peça-chave deste visual”, diz Julia Bello, consultora de imagem. De mangas dobradas e usado com a bermuda jeans, ele encara escritórios descontraídos. Se o seu ambiente de trabalho é formal, opte por uma calça sequinha ou saia reta.




Tecidos leves


As primeiras roupas dessa moda, inspirada nos marinheiros, foram feitas para crianças no século 19. A modelagem larguinha e os tecidos frescos do uniforme dos oficiais eram ideais para dar conforto aos pequenos. Por isso, materiais suaves como o crepe deste macacão, o algodão e a seda – que vão bem ao escritório em dias de calor – combinam com o navy.


Toque colorido

Nesta temporada, o navy ganha modernidade ao ser misturado a novas cores, como o amarelo. Aposte no azul-marinho para compor combinações harmônicas com tonalidades vivas. Acessórios nude, como este cinto, são um bom investimento: eles vão bem com peças neutras ou coloridas. Bolsas, sapatos e bijuterias metalizadas cumprem o mesmo papel.



Acessórios trançados


O cinto e as sandálias com tressês remetem às cordas dos navios. E as bijuterias de cor dourada, presente nos botões do uniforme dos oficiais, deixam o look chique. A calça cropped, que tem o comprimento na canela, surge em versões com cavalo baixo e barra dobrada. Se quiser transformar uma peça convencional nesse modelo, opte pelo corte reto. E use salto para alongar o corpo.




Azul, branco e vermelho



São as cores do navy e aparecem bem claras nesta estação. “O azul faz referência ao mar e o branco cria contraste. Isso permitia aos oficiais serem avistados de dia e à noite”, diz João Braga, historiador de moda. Já o vermelho estava em alguns detalhes nos uniformes, como as listras. O lenço quebra a monotonia da produção e dispensa brincos compridos, colares e golas elaboradas.



Produção simples



Poucas estampas, cores neutras e formas retas são predominantes nas roupas dos marinheiros. “É por isso que as modelagens originadas da tradicional camisa masculina, como o chemisier, não ficam de fora”, diz a consultora. Quando for a uma reunião de negócios, dê um ar sofisticado ao vestido com acessórios poderosos. Cinto grosso e braceletes são boas escolhas.





Fonte: Revista Manequim

Nenhum comentário: